Case Barbosa de Melo Construtora

O desafio do projeto

A BR-365 é uma importante rodovia federal brasileira que liga as regiões Nordeste e Centro Oeste. O desafio deste projeto em parceria com a Barbosa de Melo Construtora consistiu em realizar a processamento de imagens por aerolevantamento dos trechos de interesse do rodovia, afim de que fossem utilizadas como facilitador do projeto de recuperação e expansão da via.

Equipamentos utilizados nesse trabalho de sucesso da HorusGeo:

No processamento das imagens realizado pela Horus Geotecnologias foram coletados marcos georreferenciados ao longo da rodovia através de um GPS-RTK JAVAD, o mais completo receptor GNSS para fins de levantamento topográfico e geodésico para trabalhos pós-processado e RTK (Tempo Real). Neste trabalho, optou-se por fazer uma movimentação da base para os pontos de controle onde a comunicação entre a base e o “rover”, sem ocorrência de perturbação, devido a grande extensão do percurso e barreiras geográficas.

Outros equipamentos para este projeto de processamento de imagens:
• Helicóptero Robson 44 Raven II;
• Câmera Sony Alpha NEX-5N com lentes 16mm e outra com lente 18 – 55mm.

As altitudes coletadas foram corrigidas através de sistemas de geoprocessamento, através dos quais obteve-se a ondulação ou altura geoidal (N) necessária à conversão de altitudes elipsoidais, compatíveis com os Sistemas Globais de Satélites para Navegação (GNSS), em altitudes consistentes com o nível médio do mar (NMM) e a Rede Altimétrica de Alta Precisão (RAAP) do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB).

Modelo Digital de Elevação

Foram gerados para o nosso cliente demonstrativos de Modelo Digital de Elevação (DEM), tanto Modelos Digitais de Superfície (DSM) quanto Modelos Digitais de Terreno (DTM), demonstrando o quanto a declividade e altimetria do terreno são capazes de gerar dados altimétricos. A Horus trabalha com resolução espacial variando de 2 a 8 milímetros, e com acurácia vertical variando de 1 a 5milímetros, garantia acurácia e precisão!

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Neste trabalho feito para a empresa de engenharia Barbosa Mello, foram utilizados KMZ com Ortofotografia Georreferenciada, a qual permite colocar em alta resolução a imagem no Google Earth. O KML é um formato de arquivo e uma gramática XML que serve para modelar e armazenar características geográficas como pontos, linhas, imagens, polígonos e modelos para exibição no Google Earth, no Google Maps e em outros aplicativos.Os arquivos KMZ com ortofotografias georreferenciadas dos trechos componentes da entrega.

Dados de Modelo Digital de Elevação podem ser gerados de forma maciça, eficiente e com boa relação entre custo e benefício!

Precisão nos resultados entregues pela HorusGeo!

Comparativo do trecho previsto x trecho realizado:

• Vermelho – Área prevista no Levantamento Aerofotogramétrico – 13,1 km;
• Azul – Área realizada no Levantamento Aerofotogramétrico – 17 km;

Resultados

Ao final, nosso cliente pode contar com um conjunto completo de arquivos e imagens relativos aos trechos da rodovia demandados, tais como:

  • Relatório de entregas.
  • KMZ com ortofotografia georrefenciada para visualização da área no Google Earth.
  • Ortofotografia GeoTIFF, georreferenciado – formato TIFF para ser usada em programas GIS.
  • Modelo Digital de Elevação GeoTIFF – formato TIFF para ser usada em programas GIS.
  • Nuvem de pontos a partir do imageamento feito por drone,formato LAS (LASer File Format).
  • Curvas de nível do trecho.
  • Arquivo com a exportação de dados do RTK.