Cadastro Urbano e Rural

O Cadastro Urbano realizado pela HorusGeo visa auxiliar pessoas físicas ou jurídicas a se adequarem a lei de cadastramento urbano vigente no Brasil, ou ainda, para a retificação de imóveis de mensuração equivocada ou imprecisa, realizado por levantamentos realizados de forma errônea.Tal cadastro deve ser realizado pela apresentação da planta georreferenciada do imóvel, assinada por profissional habilitado.

Uma das principais funções do cadastramento urbano é a regularização das edificações para alimentar a base de dados e informações territoriais do município. Definido para ser realizado com precisão em torno de 6 a 10 cm de proximidade da imagem, o cadastramento urbano deve ser adotado com a mesma metodologia do caso dos imóveis rurais, porém com o acréscimo de que, é necessário acrescentar ao meus estudo dados dos impactos econômicos dos custos dos novos levantamentos, sobretudo ao mercado imobiliário, ao passo de que este (o custo) é um fator fundamental na definição da viabilidade.

Para a realização do levantamento cadastral sempre levado em consideração a utilização de equipamentos com dispositivos GPS, equipamentos topográficos, imageamento aéreo e máquinas fotográficas para o registro das informações a serem coletadas.

Algumas Finalidades no Levantamento Cadastral Urbano:

  • Ambiental – posicionamento e dados referentes a fauna e flora de determinada região
  • Infraestrutura – posiconamento de redes de gás (medidores), energia (postes/geradores), águas (hidrômetros)
  • Transportes – Localizações de vias, extensões, dimensões e direções das mesmas
  • Social e Econômicas – dados mensurados sobre aspectos socioeconômicos de determinado grupo de pessoas ou região

Cadastro Rural

Nomeado pela sigla CAR, o Cadastro Ambiental Rural são dados públicos em formato digital perante toda jurisprudência nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem como objetivo integrar e registrar a maior capacidade possível de informações ambientais das propriedades e posses rurais.

Os dados referentes à propriedades em situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas devem ser registrados.Desta forma, o país pode construir um sistema de gerenciamento de dados cadastrais de imóveis rurais a fim de regar com informações importantes um banco de dados para o monitoramento,controle planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Para os imóveis rurais que necessitam de cadastramento, portanto, existe a responsabilidade do INCRA para definir as normas e certificar que os imóveis foram medidos de acordo com essas normas, as quais a HorusGeo se compromete com a mesma padronização legal, sendo importante lembrar que a precisão da determinação dos limites de imóveis rurais é de 50 cm e fica a cargo da empresa que realiza o levantamento.

Á todos os proprietários, possuidor rural ou responsável direto pelo imóvel rural, a HorusGeo é habilitada e capacitada para auxiliar a realizar o levantamento dos dados sobre os documentos de comprovação de propriedade e ou posse; e as informações georreferenciadas do perímetro do imóvel, assim como das das áreas de interesse social e das áreas de utilidade pública, com a informação da localização dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Preservação Permanente, das áreas de Uso Restrito, das áreas consolidadas e da localização das Reservas Legais.

Algumas Finalidades no Levantamento Cadastral Rural:

  • Possibilidade de regularização das APP ou Reserva Legal
  • suspensão de sanções em função de eventuais irregularidades de vegetação em áreas de APP, Reserva Legal e de uso restrito
  • Para fins de obtenção de crédito agrícola
  • Para estudos de contratação do seguro agrícola
  • Para estudos de Dedução das Áreas de Preservação Permanente ou de Reserva Legal
  • Linhas de financiamento para atender iniciativas de preservação de vegetação e flora nativa ameaçadas de extinção